Dulce Pombo

Os Intrigantes Sonhos Numinosos (4/4)

Por Dulce Pombo em Maio de 2021

Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 20
260 visualizações

Nos artigos anteriores já tiveste a oportunidade de aprofundar outros tipos de sonhos certo? Se não tiveste a oportunidade de os ler,  aqui. Hoje vou falar sobre um tipo de sonho especial. 

Segue-me. 

A experiência numinosa, é a conexão que um indivíduo faz com uma instância que transcende o seu racional, e que impacta profundamente o seu modo de compreender a vida. Como se fosse uma espécie de “despertar”.

Sabes,  aquela ideia de entrar em contato com algo que vai além da matéria, que transcende o ambiente físico e te permite realizar uma conexão com um ser superior? Aquele que é uma espécie de divindade?  

Então! Concentra-te nisso e vais entender melhor os aspetos deste artigo.

O QUE É O NUMINOSO?

Derivado do latim númen, que significa divindade. O termo numinoso ganhou popularidade em 1917, quando o teólogo alemão Rudolf Otto, escreveu seu livro “O Sagrado”. E utilizou desse termo para descrever aquilo que chamou de experiência de acesso ao númen.

Jung, apropriou-se desse conceito, e desenvolveu a sua teoria, com uma abordagem mais psicológica, a respeito do que o numinoso representava para ele.

Antes mesmo de dar nome às experiências vividas, Jung nas suas obras já abordava o significado desse termo, porém não o nomeava de tal forma. Ele  acreditava que a experiência numinosa não se resume apenas ao caráter religioso, no sentido de uma confissão de fé. Para ele, o transcender do numinoso tem um significado profundo que está diretamente ligado à psique de um indivíduo.

É interessante lembrar, que Jung via o numinoso como algo transformador, transcendente, espiritual, sagrado e divino. Mas ele não se refere necessariamente   a Deus assim como a maioria das religiões. Para ele, o Deus está em nós, dentro de nossa psique, onde as imagens dessa divindade se formam a partir do Si-mesmo.

Segundo ele, trata-se de uma imagem psíquica do transcender do ser humano. De modo que esse, ao entrar em contato com o Si-mesmo, adquire poderes sobrenaturais e sobretudo numinosos.

Falando em Si-mesmo, Jung dizia que uma parte da nossa consciência se cura – além de se transformar – ao entrar em contato com uma realidade maior, ou seja o numinoso, o Si-mesmo ou o Deus que está em nós.

Mas esse é um assunto um tanto extenso, que vamos deixar para uma outra conversa.

Vamos aos sonhos?

A EXPRESSÃO DE UM SONHO NUMINOSO

Como já deves ter entendido, o numinoso é o contato com o transcendente, o “não explicável”, aquilo que chamamos de espiritual.

Os sonhos nada mais são, do que a conexão direta que um indivíduo tem com o divino.

Nesses sonhos, as mensagens apresentam um cunho mais elevado, num sentido profético da palavra e carregam uma energia tão sobrenatural, uma carga tão viva, que são capazes de revolucionar a vida de um indivíduo, mudando substancialmente a sua perceção de mundo.

Sonhos numinosos podem ser aqueles que – claro que dentro de um contexto – o caminhar por cima das águas é simbolizado, uma águia sobrevoando os Himalaias é vista ou então a presença do próprio Jesus pode ser sentida.

Observa a referência bíblica ou sagrada desses sonhos.

Um exemplo real de um sonho numinoso, foi descrito por Marie-Louise von Franz, psicoterapeuta analítica e importante discípula de Jung.

Marie-Louise, conta que um dos seus pacientes num sonho, preenchido de muita emoção, entrava numa igreja católica, onde um estranho de vestes simples - semelhante a um vagabundo – e bastante misterioso, se senta em silêncio ao seu lado, e então, o sonhador logo percebe que se tratava de um ser numinoso, e que aquele ao seu lado era Cristo.

Esse sonho, logo tem uma continuidade e um contexto pessoal em que Marie-Louise se aprofundou para realizar as suas análises. No entanto, o que se pode supor, é que a mensagem recebida causou profundo impacto na vida daquele sonhador.

Vale ressaltar que, muitas revelações são feitas a partir de um sonho numinoso, portanto é de extrema importância que uma profunda reflexão seja feita após a mensagem recebida.

Chegamos ao fim deste artigo. Gostaste de entender um pouco mais sobre os sonhos numinosos?

Antes de ir embora, lê abaixo o que a numinosidade representa para o trabalho de Jung. É sensacional!  

“O interesse principal do meu trabalho não está relacionado com o tratamento das neuroses, e sim, com a abordagem do numinoso. Mas o fato é que a abordagem do numinoso é a verdadeira terapia, e na medida em que alcançamos as experiências numinosas, somos libertados da maldição da patologia. Até mesmo a doença assume um caráter numinoso. “


Dulce Pombo

PhD Sociologia

Estudos avançados em Psicologia Analítica Junguiana, Sonhos , Alquimia e Mitologia


ARTIGO SUGERIDO

Consciência - 7 níveis e qualidades

Consciência - 7 níveis e qualidades

Manuel Moreira
Por Manuel Moreira em Novembro/Dezembro
Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 17
901 visualizações

CONHECER-SE A SI MESMO, AOS OUTROS E A TUDO

Conheça-se a si mesmo, aos outros e ao Universo,estudando os 7 Níveis de Consciência descritos a seguir,para uma vida mais Consciente, Feliz e ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

O Livro Sagrado de Takumah

Por Carlos Carvalho
119 visualizações

"Todo este trabalho é direcionado à Humanidade do Planeta Terra.

Este livro compõe-se do instante existente nos meus diários ...
Ler mais