PESQUISA DE ALIMENTOS

2 ocorrência(s) registada(s) com o texto salsa

Salsa

Salsa

A salsa é uma das aromáticas mais populares. Com o seu sabor forte refina uma variedade de pratos. Mas a salsa é muito mais do que isso, pois é rica em vitaminas como a vitamina A, B1-6, C, E, K, betacaroteno e ácido fólico, minerais como potássio, cálcio, cloreto, fósforo, magnésio e sódio e oligoelementos como o ferro, manganês, zinco, cobre, flúor e iodo.

Sendo que em termos de vitamina C a salsa contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal!

A salsa tem, entre outras, propriedades mucolíticas, desintoxicantes, antibacterianas, diuréticas, anti-inflamatórias e digestivas.

Dica: Em caso de fadiga ou ferro baixo, experimente beber durante pelo menos 2 semanas água de salsa. Como fazer? Encha um jarro com 1 litro de água filtrada, junta 1/2 molho de salsa biológica previamente amassada com as mãos e deixe macerar pelo menos 12 horas no frigorífico. Vá bebendo esta água ao longo do dia. Se quiser, acrescente umas rodelas de limão e casca de pepino. Repita todos os dias até se sentir melhor!

E onde pode usar a salsa?

Soufflé de salsa

Massa com pesto de salsa
Salada de cevadinha
Pasta com sementes de abóbora

Especiarias

Especiarias

A importância das especiarias


As especiarias são muito importantes, não somente porque fazem a comida mais saborosa, mas também mais digestiva. A maior parte das ervas e especiarias possuem propriedades medicinais.


Sementes de cominho: São estimulantes e purificadoras do sangue, Atuam como um bom diurético.


Açafrão da India: utiliza-se, moído em pequenas quantidades para dar sabor e cor ao arroz, vegetais e sopas. É diurético, purificador do sangue e estimulante intestinal.


Pimenta: Utiliza-se moderadamente, é expetorante e estimulante, ajuda na digestão.


Gengibre: A raiz fresca é boa para combater a obesidade, a asma e a tosse. Tomado em pequena quantidade cura a dor de estomago. O chá de gengibre é um excelente remédio para a constipação. Utiliza-se para condimentar sopas e vegetais.


Folhas de Coentros: São diuréticas e ajudam a eliminar o excesso de bílis do sangue. Dão um sabor único e refrescante aos alimentos, tal como as folhas de salsa que ajudam a controlar a tenção alta.


Cravo da India: O Ayur- veda, considera-o um rejuvenescedor; é um bom analgésico local para aliviar as dores de dentes.


Folhas de menta: Utilizam-se para dar um sabor refrescante às bebidas. Estimula a digestão e alivia nas náuseas e vómitos. Esta planta pode dar-se muito facilmente em sua casa.


Canela: A Canela em pau pode ser mastigada para refrescar o hálito e reforçar as gengivas.


Anis ou erva-doce: Facilita a digestão e elimina os gases intestinais. Mastigado depois da refeição refresca o hálito.


Fonte medicina Ayur-Védica.