Terapias Naturais

Terapias naturais são aquelas que utilizam os recursos disponíveis na natureza ou que utilizam métodos que não agridem o organismo para promover a saúde, curar e prevenir doenças. As terapias naturais podem utilizar plantas, flores, óleos essenciais, argila, métodos manuais como a massagem e a drenagem linfática, exercícios posturais e de respiração, métodos de autoajuda e até intervenções na alimentação. Existem várias técnicas utilizadas pelas terapias naturais. Elas podem ser divididas em três grandes áreas: corporal, mental e vibracional.

Biofeedback Terapia Quântica SCIOBiofeedback Terapia Quântica SCIO

TERAPIA QUÂNTICA é um equipamento quântico ao serviço da saúde.

1º-Envia frequência para o organismo.

2º-Lê as respostas que obteve.

3º-Calcula e envia retificações se necessário.

4º-Mede os resultados e propõe várias terapias.

É um equipamento inovador quântico que, depois de medir as frequências do corpo, as reenvia para reequilibrar ou neutralizar padrões desajustados, interagindo a nível dos vários corpos, desde o mais denso, (físico) aos mais subtis, (emocional, mental).

A Terapia Quântica permite enviar uma determinada frequência para o corpo e ler as respostas a essa frequência. Funciona com uma velocidade de troca de informação celular de 200 transações /segundo. Tem uma ação a nível celular e extra celular, bem como nas matrizes (memórias) emocionais e mentais, além de outras.

O que se pode detetar com este equipamento:

• Alergias

• Toxicidade

• Fungos, parasitas, bactérias e vírus

• Estado dos sistemas, órgãos, músculos, ossos

• Bloqueios emocionais e mentais

• Falta de nutrientes como vitaminas, sais minerais, oligoelementos, hormonas, enzimas (José Maria Amaral)




Terapeutas destacados em Biofeedback Terapia Quântica SCIO:

BiomagnetismoBiomagnetismo

O biomagnetismo é um método terapêutico não invasivo criado pelo cientista mexicano Isaac Goiz Durán, no final da década de 1980. Essa técnica utiliza ímanes em partes específicas do corpo para auxiliar no combate de diversas patologias. Esses ímanes possuem a função de neutralizar focos de alcalinidade e acidez do organismo e, desta forma, ajudar a eliminar as causas de diversas doenças provocadas por vírus, fungos, bactérias outros micro-organismos.

RESULTADOS MÉDICOS

Segundo pesquisas publicadas em artigos médicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento com Campos Magnéticos produz os seguintes benefícios para o Sistema Sanguíneo, Circulatório e Cardíaco:

  • Auxilia na formação do sangue e Sistema Sanguíneo, e ajuda na produção de novos vasos sanguíneos, onde os vasos danificados foram comprometidos; 
  • Regula as funções cardiovasculares: melhora da qualidade das células, veias e artérias; 
  • Regulação fisiológica do ritmo cardíaco, ou seja, equilibra os batimentos cardíacos; 
  • Melhoria do fluxo dos glóbulos vermelhos; 
  • Melhora a reprodução e a vida dos glóbulos vermelhos; 
  • Comprovada ação reguladora nas causas da hipertensão; 
  • Regulariza as taxas de colesterol, triglicéridos e glicose do sangue.   

Médicos russos comprovaram que pacientes que fizeram uso da água tratada magneticamente obtiveram excelentes resultados nos seguintes casos:

  • Pacientes com pressão alta: A água tratada magneticamente torna o sangue menos viscoso, com isso regulariza-se o calibre e a pressão arterial; 
  • Pacientes com baixa irrigação cerebral: A água tratada magneticamente aumenta a oxigenação cerebral; 
  • Pacientes com obesidade: Ação desintoxicante do sangue facilita a limpeza orgânica, não permitindo acumulação de resíduos que formam a obesidade; 
  • Pacientes fumadores: Ação de oxigenação celular, desintoxicação da nicotina no sangue; 
  • Melhoria do sistema imunológico: Aumento da produção de células de defesa (linfócitos) pelo sangue, através da medula óssea; 
  • Aumento da resistência orgânica à doenças; 
  • Aumento da sobrevida: pacientes que usaram água tratada magneticamente, têm 90% menos chances de morte prematura, do que pacientes que não usaram a água.

SISTEMA NERVOSO

  • Inúmeros trabalhos médicos científicos documentam a ação do tratamento magnetoterapia aplicado ao Sistema Nervoso. Vamos mencionar apenas uma pequena parte deles: 
  • Melhoria da circulação cerebral. Resultados positivos em enxaquecas crônicas; excelente resultado na recuperação de pacientes que tiveram derrame cerebral; 
  • Aumento da frequência cerebral no eletroencefalograma: auxilia, na recuperação de doenças psíquicas, psicológicas e no aprendizado, auxilia na melhoria da inteligência e na falta de memória; 
  • Doenças vasculares cerebrais: pelo aumento da oxigenação celular e retirada dos radicais livres (ferrugem química celular). Auxilia em pacientes com mal de Parkinson; 
  • Ajuda na recuperação do movimento e do aparelho locomotor: movimento dos pés e das pernas, bem como agilidade muscular

SISTEMA EXCRETOR

  • Tem ação diurético e uricemia (elimina ácido úrico e toxinas similares).  Previne e ajuda eliminar os cálculos nos rins e vesículas.

SISTEMA EXCRETOR URINÁRIO 

  • Ao facilitar a filtragem do sangue, pelos rins, ajuda a impedir a formação de cristais que usualmente geram cálculos renais (pedras). No caso de já existirem cálculos ajudará a dissolvê-los em pequenos fragmentos que são facilmente eliminados pela urina.

Na Rússia há mais de 30 anos que se utiliza medicinalmente a água tratada magneticamente para tratar inúmeras doenças, inclusive os problemas renais.

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Biomagnetismo:

Constelações FamiliaresConstelações Familiares

Ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um património genético, mas também sistemas de crença e esquemas de comportamento. A nossa família é um campo de energia no interior do qual evoluímos. Cada um, desde o seu nascimento, ocupa um lugar único.

Somos mantidos no nosso campo familiar pessoal e individual num nível determinado, que entrava ou faz crescer a nossa disposição para ser feliz, escolher livremente, ter êxito naquilo que empreendemos, para fazer durar os relacionamentos agradáveis, a saúde, o bem-estar e também as doenças. Acontece que experimentamos o sentimento de termos sido mantidos nos esquemas problemáticos desde tempos imemoriais.

As constelações familiares dão-nos a oportunidade de compreender os esquemas no seu nível mais profundo. Permitem que nos libertemos, ao mesmo tempo que encontramos a paz e a felicidade.

A natureza do nosso campo de energia familiar é determinada pela história da nossa família, principalmente a sua religião e as suas crenças. O nosso país de origem, a religião na qual nascemos, também desempenham um papel. Essa natureza é moldada por acontecimentos marcantes, como a história dos relacionamentos dos pais e dos avós, morte de uma criança muito nova, aborto, parto prematuro, adoção, suicídio, guerra, exílio forçado, troca de religião, incesto, antepassado agressor ou vítima, traição, ou mesmo a confiança.

As ações generosas e altruístas dos nossos pais e dos nossos antepassados são saudáveis para nós, enquanto as suas más ações modificam o campo energético familiar, obrigando as gerações posteriores a pagar o preço.

(Apice)

Benefícios:

  • Alívio

Uma pessoa imersa no seu círculo familiar problemático demonstra constantemente dificuldades em estar diante de outras pessoas. Estes atritos provocados pelas inconsistências da sua origem perturbam-na e colocam-na numa posição bastante má. Contudo, a terapia pode trazer alívio a esse indivíduo, eliminando a tensão impregnada.

  • Família

Uma pessoa que se dispôs a ser constelada pode reatar os  laços com a família. Isso porque a ligação corrompida que os unia já não existe. Assim, isso possibilita que ele a veja com novos olhos, valorizando a sua presença e convívio.

  • Relacionamentos

Uma pessoa marcada por traumas subliminares da família tende a reproduzir tais comportamentos. Seja pela influência ou tentativa de resolvê-los, um indivíduo certamente prejudicará a relação com o parceiro. Contudo, a terapia é capaz de restaurar o seu equilíbrio. Dessa forma, o constelado torna-se uma pessoa mais decisiva e amorosa.

  • Trabalho

Do mesmo modo que impede o seu crescimento pessoal, os problemas da sua árvore também o afetam no trabalho. Isso porque a tomada de atitudes depreciativas oriundas dos seus antepassados põe em risco a sua atuação no mercado. Nesse contexto, a transformação permite-lhe que veja o que causa danos e tome decisões certeiras e necessárias à sua carreira.

  • Comportamento

Ainda que uma pessoa seja boa, pode ter ações que a prejudicam e aos demais. Sem querer, as suas atitudes tomam um efeito crescente quando carregadas por impulsos. Aos poucos, esse comportamento declina a sua imagem. Entretanto, a terapia é capaz de ver tais ações e induzi-lo a melhorá-las, beneficiando os seus relacionamentos.

  • Financeiro

Um dos benefícios da Constelação também se aplica ao uso do dinheiro. Nesse contexto, uma pessoa com gastos descontrolados afeta gravemente o círculo familiar em que vive e as amizades próximas. Assim, quando a terapia entra em vigor, o constelado mostra-se capaz de fazer um uso consciente dos seus recursos, podendo melhorar fisicamente o ambiente e relações onde se encontra.

  • Comunicação

Infelizmente, os traumas familiares são capazes até de criar problemas na nossa comunicação. Devido à insegurança que carregamos, podemos apresentar dificuldades em estar diante de uma assistência para verbalizar. Ao ser constelada, uma pessoa torna-se mais confiante e comunicativa, vencendo qualquer barreira de diálogo imposta. (Constelação Clínica)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Constelações Familiares:

Não existem terapeutas destacados
Drenagem LinfáticaDrenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que tem, como objetivo, estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios deste método estão: a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e/ou o relaxamento corporal.

A função deste processo, é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um atraso da pessoa, na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhoria na celulite. O procedimento melhora, também, a circulação em geral, relaxa o corpo e pode actuar discretamente no combate à gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

Pode ser aplicado por profissionais certificados, como Fisioterapeutas ou Massoterapeutas, de forma manual ou com aparelhos de Endermologia, pode requerer várias sessões e, para melhores resultados, requer alguns cuidados da sua parte, como uma alimentação equilibrada, ingestão de líquidos e prática regular de exercício físico.

Benefícios:

Os benefícios gerais da Drenagem Linfática, como a melhoria em caso de inchaço (Edema), podem ser sentidos imediatamente. Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo ou stress. No do grau da celulite, é preciso mudar hábitos que causem a retenção de líquidos. Em casos mais avançados, são necessárias mais sessões de Drenagem Linfática, para que surjam resultados.

(dnoticias.pt)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Drenagem Linfática:

Florais de BachFlorais de Bach

Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre a mente e o corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.

A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão. A terapia atua sobre o emocional e o estado de espírito da pessoa, e não sobre a doença em si.

Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral.

Benefícios:

  •     Ansiedade
  •     Depressão
  •     Baixa autoestima
  •     Autoconfiança
  •     Timidez
  •     Medos
  •     Fobias
  •     Culpas
  •     Perfecionismo

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Florais de Bach:

HipnoterapiaHipnoterapia

Hipnose é um estado mental ou um tipo de comportamento usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.

O uso da hipnose com propósitos terapêuticos é conhecido como "hipnoterapia". Contudo, talvez a definição mais objetiva possível de hipnose seria a seguinte: alguém comanda e alguém obedece, geralmente de modo extremo ou pouco comum. As pessoas que são hipnotizadas costumam relatar alterações de consciência, anestesia, analgesia, obedecendo e realizando os atos mais variados e extremos sob este pretenso estado.

Segundo Adriano Faccioli: "A hipnose, em termos mais estritamente descritivos, é o procedimento de sugestões reiteradas e exaustivas, aplicadas geralmente com voz serena e monotónica em sujeitos que algumas vezes correspondem às mesmas, realizando-as, seja no plano psicológico ou comportamental. Estes sujeitos responsivos também costumam relatar alterações de perceção e consciência durante a indução hipnótica.

Benefícios:

  • Autoconhecimento
  • Outro grande benefício da hipnose é que a técnica pode ser usada para tratar diversos tipos de problemas, tanto físicos como psicológicos. A hipnose é eficaz para o tratamento da depressão, da ansiedade, de fobias e vícios, de dores físicas, emagrecimento, disfunções sexuais, desenvolvimento pessoal, melhora na memória, entre outros.
  • Sem efeitos secundários
  • Mais eficiente e rápida que outras terapias

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Hipnoterapia:

IridologiaIridologia

É uma ciência, um complemento de diagnóstico, não dá nome ás doenças mas faz um pré diagnóstico, que tem por sua vez o objetivo de estudar a relação que existe e as diferentes marcas que são observadas na íris com as alterações que ocorrem no nosso organismo, quer sejam orgânicas, metabólicas, nutricionais, hormonais, imunológicas, nervosas, psíquicas ou emocionais, tendo como objetivo uma avaliação geral da nossa saúde.

Descoberta por um jovem medico húngaro de nome Ignatz Von Peczely (1826-1911), embora tenham sido encontrados objetos de cerâmica do antigo Egipto com olhos pintados inclusive sinais iridológicos.

É uma arte que exige do praticante muita destreza na observação de linhas e na variação de cores conciliando-as a um conjunto de conhecimentos do funcionamento do organismo: da estrutura física, embrionária e genética; da estrutura emocional e psíquica.

Portanto, a irisdiagnose é um método naturopático por excelência, pois ao identificar as alterações das estruturas, topografia e pigmentações na íris pode traçar o estado de saúde fica, emocional e psíquica de uma pessoa e, ao identificar a pessoa de uma forma integral e holística, pode o técnico propor ações preventivas de correções mais eficazes e abrangentes.

(José Maria Amaral)

A Iridologia não revela:

  • Não revela doenças, estejam elas num estado agudo, crónico ou num processo degenerativo só por se olhar para a íris através de uma lupa.
  • Não deteta cirurgias já realizadas.
  • Também não adivinha o futuro.

A Iridologia pode revelar:

  • A herança genética e a predisposição a doenças
  • A constituição orgânica e emocional
  • A toxicidade e debilidades do sistema digestivo e urinário
  • As condições do funcionamento dos sistemas: circulatório, endócrino, imunológico e esquelético.
  • A capacidade do sistema nervoso
  • A psique do individuo.

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Iridologia:

Kinesiologia EmocionalKinesiologia Emocional

Trata-se de uma terapia que interpreta o ser humano como um todo físico, químico, mental, emocional, energético e espiritual em si mesmo e com o meio que, direta ou indiretamente o afeta, partindo do pressuposto que todos estes aspetos se relacionam e se influenciam.

A Kinesiologia estuda o movimento corporal, mais concretamente, a reação muscular perante estímulos de stress ou de carga. Assim sendo, se as várias partes se influenciam, o corpo físico será sempre o terreno visivelmente mais expressivo dos desequilíbrios que afetam o indivíduo.

Especificamente, a Kinesiologia Emocional é um sistema natural de Diagnóstico e tratamento vocacionado à identificação e resolução de questões emocionais. Permite detetar desequilíbrios, tensões, traumas e bloqueios registados na memória celular ou no inconsciente do indivíduo, ir às suas causas e resolvê-las, libertando o sujeito das emoções nefastas que o desequilibram, aprisionam e deprimem, condicionando o seu comportamento. Para isso, são usados testes musculares por forma a avaliar a alteração da tonicidade dos músculos testados no sujeito quando este é confrontado com os fatores perturbadores.

Da mesma forma, o recurso aos testes musculares possibilita a identificação da estratégia de tratamento mais adequada para aquela situação naquele indivíduo, e ao personalizar energeticamente o tratamento, altera profunda e rapidamente a nocividade das questões tratadas, fazendo desta terapia das mais efetivas e mais céleres na resolução dos problemas emocionais.

(Ana Veloso)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico

Terapeutas destacados em Kinesiologia Emocional:

Leitura de AuraLeitura de Aura

A Leitura da Aura é uma profunda ferramenta de autoconhecimento. Numa conversa de espírito para espírito, captamos, através da clarividência, clarissapiência, clariaudiência e outros sentidos psíquicos, informações na aura que sejam importantes para o processo de crescimento e transformação da pessoa que está a ser lida.

Ao lermos a aura de uma pessoa, estamos a ler o seu estado interior, as suas emoções, pensamentos, ações e potenciais. Descobrimos os registos do passado e as tendências do presente que ajudam a determinar o futuro. Trazemos ao consciente o que está no inconsciente, facilitando a compreensão e desbloqueio de problemas, padrões de comportamento, crenças e programas limitadores, e, eventualmente, doenças e vícios. Durante a Leitura, também acontece uma limpeza energética profunda.

(Escola Aura)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Leitura de Aura:

Não existem terapeutas destacados
Massagem AyurvedaMassagem Ayurveda

A Massagem Ayurvédica (Ayur significa Vida e Veda significa Ciência ou Conhecimento) é uma técnica de massagem muito utilizada por médicos e terapeutas ayurvédicos, e como descrito no artigo “História e Origem da Medicina Ayurveda“, é conhecida como a mais completa e mais antiga técnica de massagem natural, tendo sido criada há mais de 5 mil anos segundo registos históricos, e segundo estudos, esta técnica é mais praticada na Índia, onde cerca de 80% da população pratica esta técnica milenar.

Beneficios:

  • Pessoas que sofrem com dores musculares moderadas
  • Enxaqueca
  • Problemas na coluna (como má postura)
  • Depressões
  • Síndrome do pânico
  • Stresse
  • Ansiedade

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Massagem Ayurveda:

Não existem terapeutas destacados
Massagem DesportivaMassagem Desportiva

Todos os atletas, sejam corredores amadores ou de alta competição, têm o desejo de melhorar a sua capacidade física para poderem ser mais competitivos ou simplesmente superarem-se a si próprios. Um plano de treinos adequado é capaz de aumentar a resistência, velocidade e força, mas o problema surge com o aumento da exigência dos treinos, pois pode levar ao surgimento de lesões musculares e tendinosas, que podem mesmo impedir o atleta de continuar os seus treinos e competições durante algum tempo.

Segundo o fisioterapeuta Ernesto Ferreira, “quando um atleta aumenta a sua rotina de treino, quase sempre utiliza os músculos de forma exaustiva, causando stresse nos tecidos.” O excesso de treino e/ou a ausência de alongamento levam às dores musculares, muitas das vezes ignoradas pelos atletas, podendo mais tarde tornar-se crónicas ou em lesões graves.

A massagem desportiva surge assim como uma forma da encorajar os músculos a recuperar após o treino, porque alivia todas as tensões e ajuda a retirar o ácido láctico dos músculos. Assim, o sangue e o oxigénio conseguem voltar aos músculos a um ritmo normal e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, tornando-os mais fortes e resistentes.

Na verdade, a massagem é uma das mais antigas formas de terapia e um método fundamental no alívio de dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular, que a nível preventivo, terapêutico ou desportivo. Por sua vez, o desporto, quer a nível amador, quer a nível profissional, é reconhecido como uma atividade de extrema importância e tem vindo a ser praticado por um número crescente de amantes do exercício físico, da qualidade de vida e bem-estar.

Aliar os benefícios da massagem com os da corrida, e tendo em conta o objetivo de preparar, manter e recuperar os atletas para a prática desportiva, levou ao desenvolvimento de técnicas e metodologias específicas que resultaram na criação da Massagem Desportiva.

A Massagem Desportiva é composta por um conjunto de técnicas de manipulação das estruturas músculo-esqueléticas, mas com incidência particular em zonas corporais cruciais à atividade desportiva, adicionando características específicas reforçadas quer a nível da pressão exercida e da localização, velocidade de execução e intensidade, quer ainda recorrendo a mobilizações e alongamentos como complemento essencial.

Cada atleta e cada modalidade tem o seu ciclo próprio e a sua especificidade, nomeadamente quanto aos grupos musculares mais utilizados. Isto significa que a massagem deverá estar adaptada a cada caso.

Após o treino, exercícios de alongamento e diversos tipos de massagem e, inclusive, Acupuntura, são indicados para desativar nódulos e evitar lesões, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular.

A massagem desportiva deve ser considerada como uma atividade complementar à corrida, tornando-a tão importante quanto a alimentação e suplementação.

(Jornal N - Sapo)


Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Massagem Desportiva:

Massagem Pedras QuentesMassagem Pedras Quentes

A eficácia desta massagem já foi comprovada garantindo novos espaços para esta poderosa terapia natural de cura. A temperatura é um elemento fundamental no processo deste tratamento e as pedras podem ser utilizadas, quentes ou frias.

Ao usar o calor e frio simultaneamente ou de forma alternada, aumenta-se o fluxo sanguíneo, linfático e de outros fluídos corpóreos promovendo uma ótima terapia de desintoxicação, emagrecimento e desobstrução das vias energéticas.

Esta ginástica vascular do sistema circulatório ajuda o organismo a recompor-se e as temperaturas contidas nas pedras somadas aos movimentos do profissional, provocam alternadamente respostas sedativas e energizastes no corpo.

Quando o calor chega até os tecidos mais profundos, promovendo a vaso dilatação, passa a auxiliar na libertação de toxinas, que são destinadas aos órgãos de eliminação (pele, rins, pulmão e intestino grosso).

Benefícios:

  • Indicada em tratamentos circulatórios e eliminação de hematomas
  • Eficaz nos tratamentos de úlceras
  • Auxilia nos processos de cólica menstrual
  • Promove a desintoxicação e Perda de Peso
  • Reduz o stresse físico e emocional
  • Ativa a energia vital diminuindo o cansaço
  • Alivia dores musculares ou articulares
  • Promove relaxamento
  • Ajuda a diminuir estados depressivos
  • Auxilia em casos de insónia

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Massagem Pedras Quentes:

Massagem ShiatsuMassagem Shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem terapêutica que visa o equilíbrio entre o corpo e a mente, através da pressão dos dedos ou palmas das mãos realizada em determinadas áreas do corpo.

É utilizada para aumentar a energia do paciente e a consciência sobre si mesmo, bem como regular e melhorar o funcionamento dos órgãos, além de estimular uma maior imunidade contra doenças. Assim, o shiatsu é considerado um método que trabalha mais a prevenção do que a cura de enfermidades.

Benefícios físicos:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Aumenta a imunidade
  • Diminui dores no corpo
  • Melhora a respiração
  • Melhora a postura
  • Diminui dores menstruais e lombares
  • Ameniza resfriados
  • Previne problemas digestivos

Benefícios químicos:

  • Promove bem-estar
  • Alivia a tensão
  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz dores de cabeça
  • Benefícios emocionais
  • Reduz a ansiedade
  • Diminui o stresse
  • Controla desequilíbrios emocionais (como raiva, medo, mágoa, preocupação, instabilidade e choque/trauma)
  • Ameniza mudanças de humor
  • Reduz a instabilidade emocional

(A minha vida)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao
ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Massagem Shiatsu:

Massagem TailandesaMassagem Tailandesa

A massagem tailandesa, ou thai massage como também é conhecida, existe há mais de 2500 anos e é considerada como uma forma única de terapia que consegue trabalhar em conjunto tanto o corpo, como também a mente, sendo que através dela, é possível que seja incorporada práticas como a da Yoga, assim como também a acupressão, que é utilizada para que seja aumentada a flexibilidades dos músculos e também das articulações.

Benefícios:

A massagem tailandesa possui diversos benefícios e tem como finalidade manipular o corpo que acaba por compreender o alongamento que é realizado nas articulações, assim como também as pressões que são realizadas em pontos estratégicos, que são chamados de linhas energéticas.

(Dicas de massagem)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Massagem Tailandesa:

Não existem terapeutas destacados
Método FeldenkraisMétodo Feldenkrais

No Método Feldenkrais, o corpo humano é a ferramenta fundamental para a realização de processos evolutivos profundos. A essência do método reside na interação entre séries de movimentos coordenados e a aprendizagem sensomotórica individual que desenvolve a pessoa através duma profunda tomada de consciência do seu próprio corpo.

A prática habitual do método consegue melhorar a consciência corporal do indivíduo através do movimento e atenção plena.

Neste método procuramos investigar aqueles caminhos esquecidos da perceção, pensamento, emoção e do movimento que nos permitem viver uma vida plena seguindo o potencial individual de cada um.

O Método Feldenkrais é um processo de aprendizagem somática que se transmite em sessões de grupo chamadas ATM (Consciência pelo Movimento, pela sua sigla em inglês – Awareness Through Movement), ou em sessões individuais chamadas IF (Integração Funcional).

Benefícios:

  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da respiração para o condicionamento físico e para prevenção de patologias respiratórias;
  • Aumento de força para realizar suas atividades;
  • Aumento e manutenção da amplitude de movimentos;
  • Diminuição de dores;
  • Prazer ao realizar atividades;
  • Melhor entendimento das capacidades físicas e mentais;

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Método Feldenkrais:

MicrofisioterapiaMicrofisioterapia

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas os seus sintomas. Isto é possível porque o nosso organismo tem uma memória própria, que é construída através de micromovimentos impercetíveis dos nossos órgãos e células. Com esta memória, podemos identificar as razões para a perda de vitalidade e descobrir a causa ou o trauma que explique a origem de doenças e de vários sintomas que atrapalham a qualidade de vida.

Na Microfisioterapia, os toques na pele fazem com que o corpo diferencie todos os traumas vividos, seja de ordem física ou emocional. O que acontece é que sem o estímulo dos toques da Microfisioterapia, o organismo fica sem saber o que exatamente deve ser eliminado e o que precisa de ser feito para apagar a memória celular.

O fisioterapeuta especializado na técnica procura localizar pontos no corpo do paciente em que haja perda de energia vital. A sensação dos micromovimentos do corpo orienta o terapeuta a seguir o caminho percorrido pela agressão e a ativar o processo de Auto cura.

Benefícios:

  • Melhoria do estado emocional
  • Tratamento das dores
  • Estimulação do sistema Imunológico
  • Identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença
  • Promoção da saúde
  • Prevenção de doenças

Doenças que podem ser melhoradas com o tratamento:

  • Síndrome do Pânico
  • Depressão comum e bipolar
  • Alergias em geral
  • Dores físicas
  • Traumas físicos
  • Traumas emocionais
  • Rinites
  • Artrites
  • Problemas de pressão
  • Problemas respiratórios
  • Fibromialgia
  • Ansiedade
  • Fobias
  • Problemas escolares
  • Falta de atenção e concentração
  • Hiperatividade
  • Agressividade

(Minha Vida)

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Microfisioterapia:

Miofascial Miofascial

Quando se aplica a terapia miofascial, atua-se sobre o sistema fascial, que constitui um conjunto fibroso (rico em colágeno) que recobre, e penetra todos os músculos, ossos, articulações e estruturas do corpo humano para unificá-lo. Entre as principais funções da fáscia encontram-se a de proteger os tecidos de possíveis impactos ou lesões, bem como a de informar o sistema nervoso central da posição, o movimento e o estado geral do corpo

Benefícios:

  • A eliminação de sintomas dolorosos.
  • Recuperação da função do aparelho locomotor.
  • Melhoria da circulação de anticorpos.
  • Aumento da irrigação sanguínea, acelerando os processos de cicatrização e cura.
  • Para reduzir a desorganização postural e dinâmica do corpo
  • Um movimento mais coordenado e eficiente 

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Miofascial :

Pilates ClínicoPilates Clínico

O Pilates clínico consiste numa adaptação de diversos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates, por fisioterapeutas para que possam ser realizados por pessoas que nunca praticaram atividade física e também para a reabilitação de pessoas com problemas de coluna, para melhorar a postura e diversos problemas de saúde que podem ser beneficiados com o fortalecimento muscular e articular.

Este método de treino foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura, que são excelentes para aumentar a capacidade de concentração e melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões, e devem preferencialmente serem orientados por fisioterapeutas com conhecimento específico de Pilates Clínico.

Benefícios:

  • Fortalecimento muscular
  • Aumento da flexibilidade
  • Alinhamento corporal
  • Melhoria da respiração

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Pilates Clínico:

ReflexologiaReflexologia

A Reflexologia é uma terapia que se baseia no princípio da existência de reflexos nos pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de Reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos (de equilíbrio).

A Reflexologia Integrada alia a sabedoria milenar desta arte curativa com os conhecimentos da ciência moderna que validam e explicam os motivos fisiológicos de como e porquê a Reflexologia funciona, tendo sido já eleita por inúmeros estudos científicos como sendo a terapia com maior eficácia na redução de stress.

A Reflexologia não é uma terapia alternativa nem substitui o tratamento médico. É sim uma terapia complementar pelo que deverá sempre recorrer ao seu médico e seguir a medicação proposta. Sendo assim, a Reflexologia poderá ser utilizada como complemento à medicina convencional, facilitando normalmente o processo de cura. Não é uma forma de massagem e também não é uma medicina tal como esta é praticada por médicos convencionais ocidentais.

Desta forma, a Reflexologia trabalha com o fluxo de energias subtis, que revitalizarão o corpo para que sejam acionados os mecanismos autocurativos do próprio organismo, e estes façam o seu trabalho.

Benefícios:

  • Melhora a circulação sanguínea

A maioria de nós não utiliza corretamente os músculos dos pés, mas com apenas 10 minutos diários de massagem nos pés já ajuda a transportar o oxigénio para as células do corpo.

  • Diminui o stress e relaxa

Dá mais energia e liberta bloqueios. Além disso, os sintomas de stress e fadiga são eliminados.

  • Alivia dores

É muito importante dedicarmos tempo ao nosso bem-estar para aliviar as dores, e na reflexologia chega-se a todos os pontos de dor no corpo.

  • Combate a depressão

Também é possível aliviar os sintomas de depressão, porque temos certos pontos nos pés que estão diretamente associados à estabilidade emocional e saúde mental.

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Reflexologia:

Registos AkáshicosRegistos Akáshicos

Terapeutas destacados em Registos Akáshicos:

Não existem terapeutas destacados
ReikiReiki

O Reiki é um método japonês com um conjunto de técnicas que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura. É possível de utilizar em qualquer lugar, altura ou situação, não excluindo as outras medicinas ou terapêuticas, antes pelo contrário, pode ampliar a sua eficácia.

Enquanto prática tem técnicas de autoajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de Auto tratamento.

Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspetiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido.

Reiki é uma terapia complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, ou mesmo sem contacto, do local afetado no corpo ou seguindo um processo de tratamento que visa a aplicação em várias partes do corpo, sempre respeitando a integridade do utente. Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos. O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão. (Associação Portuguesa de Reiki)

Benefícios:

  • Alívio de stresse e ansiedade
  • Melhora a respiração
  • Energiza o corpo
  • Aumenta o autoconhecimento
  • Equilíbrio Físico/emocional e Espiritual
  • Tratamento de doenças
  • Melhora qualidade de vida

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em Reiki:

ThetaHealingThetaHealing

ThetaHealing é um conjunto de técnicas de terapia energética e meditação que consegue identificar e transformar crenças limitantes (que são pensamentos negativos entendidos e definidos como verdade, podendo impedir que a pessoa alcance seus objetivos).

Seja em relação a questões amorosas, financeiras, mentais, físicas ou profissionais, o terapeuta do ThetaHealing trabalha para identificar a origem desses problemas que atuam sobre a vida do indivíduo, procurando meios para corrigi-los.

É importante ressaltar que a prática de ThetaHealing não envolve nenhum tipo de crença religiosa.

Benefícios:

  • Encontrar um parceiro(a) compatível
  • Melhoria na relação com o parceiro(a)
  • Desapegar de um parceiro(a) amoroso
  • Melhoria na relação com familiares
  • Ter maior clareza mental
  • Encontrar um emprego
  • Desenvolver autoestima
  • Aumentar sensação de empoderamento
  • Sentir-se melhor com a aparência física
  • Diminuir sintomas de depressão
  • Diminuir dores físicas

Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.

Terapeutas destacados em ThetaHealing: