
Setembro: O Mês da Cura e da Seleção
Por Patrícia Carneiro em 2025-09-01
Um Convite à Renovação
Setembro chega como um convite à seleção consciente: escolher o que já não nos nutre e abrir espaço para o que nos conduz ao mais … + vida, + saúde, + evolução, + alegria, + leveza e melhores relacionamentos.
Deixar Ir para Evoluir
É essencial recordar, ao longo do caminho, que fechar portas faz parte do processo. Para haver inícios, têm de existir fins. E isso não se aplica apenas a mudanças externas – como trabalho, casa, relacionamentos ou grupos – mas sobretudo a hábitos internos: formas de pensar, de sentir, de reagir e de viver que já não servem ao nosso crescimento.
Seleção Interna
Com os nodos do destino no eixo da cura espiritual (Virgem–Peixes), esta energia toca a todos, estejam ou não conscientes dela.
Se nos agarrarmos aos mesmos padrões, permaneceremos presos ao mesmo estado emocional e mental. Não há transformação possível sem uma mudança na forma de pensar.
E como Virgem é um signo de natureza profundamente mental e racional, este é o momento ideal para voltar a observar a mente com atenção, praticando uma verdadeira autoconsciencioterapia. A clareza virá ao perguntarmos com sinceridade:
Que formas de pensamento já não sustentam a nossa evolução?
Reflexões Astrológicas
Para facilitar este processo, podemos recorrer ao nosso guia astral. Assim, percebemos que há ciclos a concluir em Peixes, Virgem, Sagitário e Gémeos.
P.e:
Na área do mapa ligada a Virgem, podemos refletir: o que se revelou e já não faz sentido manter? O que acreditávamos controlar, mas, na verdade, não está nas nossas mãos?
Em Peixes, a questão é: desconstruímos o que estava mal estruturado? Corrigimos as bases? Reconstruímos de forma mais saudável? O que precisamos encerrar ou refazer, aceitando que, às vezes, é necessário percorrer o caminho novamente para construir algo mais sólido e equilibrado?
A astrologia é uma grande aliada na orientação do nosso percurso de vida. No entanto, mesmo quem não se identifica com esta ferramenta pode perguntar-se: Como estava a minha vida no início de maio?
- Como estava o meu emocional?
- E a minha energia?
- Como estavam as minhas relações? Com o dinheiro? Com a saúde? Com os outros? Comigo?
Ao focar nesse período, torna-se mais fácil identificar o processo de desintoxicação que este eclipse nos convida a fazer.
Rumo a um Patamar Mais Elevado
Para concluir, e sem me alongar demasiado, deixo apenas o essencial: este eclipse realmente pede que libertemos o “hábito” do passado e, com confiança, permitamos que a vida nos conduza a um patamar mais elevado do nosso próprio ser.
Com carinho,
Patrícia Carneiro
ARTIGO SUGERIDO

COVID-19 e a alimentação.
O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.
Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais