Maria Ribeiro

O que é a ESPIRITUALIDADE?

Por Maria Ribeiro em Dezembro de 2022

Tema Consciência / Publicado na revista Nº 30

As nossas buscas são constantes e desafiadoras. 

Tantas e tantas vezes nos questionamos – afinal o que é a espiritualidade? -  Tentamos encontrar respostas em literatura, em grupos de reflexão, mas nada parece fazer sentido, porque continuamos a procurar no exterior?

O autoconhecimento é a primeira fase de libertação, permitindo ausentarmo-nos do que nos foi imposto, das formatações da sociedade, sendo que a libertação das nossas próprias amarras permite-nos integrar o conhecimento adquirido e a sabedoria INATA.

Reconhecer o Divino em nós, permite-nos uma nova abordagem e um novo reconhecimento da humanidade e da nossa responsabilidade na sociedade.

Quando alinhamos o que pensamos e o que sentimos, estamos a emanar uma energia de perfeita integridade com o Divino.

Na minha viagem á India, despi-me dos meus trajes mundanos e vesti-me de branco, porque a organização assim o sugeria, mas quando perguntaram a Dadi Jank, porque vestir de branco ela respondeu – “é mais fácil escolher a roupa e combinar as cores, é tudo branco.” Nessa altura percebi a importância de servir a um único Deus, quem é? Onde está? Sabemos que está em todo o lado e, no nosso coração.  

A espiritualidade vem do Ser, não de uma imagem de marketing, a espiritualidade não é a venda da cura, a espiritualidade é a capacidade de nos ligarmos a nós mesmo, é um caminho livre de ego, julgamentos ou apegos.

Espiritualidade é a capacidade de nos ligarmos á nossa essência, é Ser e não estar, porque ao servir a um único Deus, estamos a integrar as nossas atitudes com um propósito maior, a espiritualidade vem da pureza da alma, a espiritualidade é o encontro com o Ser.

Tornarmo-nos conscientes não é fácil, seria muito mais fácil abdicar das nossas responsabilidades para uma fonte exterior, pode parecer fácil, mas estamos a enganar-nos a nós próprios. A libertação de atitudes ou pensamentos negativos dependem só de nós.

A Libertação de velhos paradigmas, permite-nos o encontro com um estado harmonioso em todas as instâncias do ser humano e na sua interação com a humanidade, o universo e Deus, permite-nos o reencontro com o melhor de nós.

“O reino dos céus está dentro de vós mesmos”. (Lc 17,21)

Maria Ribeiro


Vídeo:


ARTIGO SUGERIDO

 FENG SHUI - As divisões da casa

FENG SHUI - As divisões da casa

Alberto Andrade
Por Alberto Andrade em Novembro/Dezembro
Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 17

Neste artigo e no próximo vamos falar das diversas divisões da casa e dar algumas dicas sobre elas.

Ler mais