Nuno Pacheco

O meu campeão “adora” massagem…

Por Nuno Pacheco em Maio de 2021

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 20
1103 visualizações

Benefícios da massagem terapêutica em crianças/jovens com deficiência 

São mais ou menos três da tarde de quarta-feira… estou na clínica a preparar mais uma tarde de trabalho com os meus pacientes. Mas hoje é o dia do meu campeão (não vou referir nomes nem nenhum outro pormenor que possa identifica-lo, desculpem) e por isso é um dia especial, com alguém muito especial. Pelo menos três vezes por mês eu tenho o privilégio de partilhar o meu tempo com o meu campeão. É um lutador nato, cheio de vontade de vencer todas as adversidades que encontra pela vida fora.

Não consigo prever o que iremos fazer em cada sessão, mas uma coisa tenho a certeza:

- Então campeão, como estás? É assim que normalmente o recebo.

A resposta é quase sempre a mesma, com aquele sorriso meigo e sincero: “boas homem” (é esta a forma carinhosa e cheia de respeito com que ele me chama), dói-me isto ou aquilo… nunca mais vinha cá… tenho tantas dores, que nem posso…

- Ok, campeão, vamos para o teu trono e vais contar-me o que te dói. Pelos vistos os joelhos já não te chateiam tanto, pois não?

Aqui começa um dos aspetos mais interessantes e importantes de uma massagem: a confiança que se cria entre paciente e terapeuta. Assim se começa a partilha energética que uma massagem tem sempre com princípio fundamental. E aqui começamos logo a ganhar os dois. O meu campeão tem uma energia pura, única… 

Numa criança ou jovem com deficiência é fundamental criar este laço de confiança pura. Tudo o resto acaba por surgir naturalmente. E como a massagem supõe uma proximidade grande, sem esta confiança conquistada, nada seria possível.

- Então campeão, diz-me lá o que te dói hoje… cá para mim isto é só mimo -  atiro eu, pois sei que ele reage bem a este tipo de provocação e vai logo dizer o que está a sentir naquele momento. Sim, nestes casos, é o momento, este momento agora, que é importante, pois vai responder a um desejo, a uma necessidade concreta.

- Dói-me os pés, nem consigo andar direito… e eu quero passear com os meus pais e não consigo, diz-me ele com aquele sorriso maroto…

Nesto momento já está deitado na marquesa ou no cadeirão de massagem que ele adora, pois “treme todo” e parece a “cama da praia” que ele tanto adora.

Com a pandemia e os confinamentos, o meu campeão não pode ir para a escolinha e a sua atividade física ficou reduzida a pequenos passeios com os pais, nas imediações da sua casa. 

A retenção de líquidos é por demais evidente, com os tornozelos inchados, logo a sensação de dor está lá.

Começamos por fazer um pouco de drenagem linfática e alguns movimentos de reflexologia. Conseguimos drenar e notamos logo melhorias a nível dos tornozelos. Ganhamos logo mais mobilidade das articulações.

- Já sinto os pés mais “magros” , diz o meu campeão com cara de quem está a relaxar.

Com a drenagem linfática conseguimos ativar a circulação, promover a desintoxicação do organismo e promovemos o equilíbrio energético.

Uma das caraterísticas mais evidentes no caso do meu campeão é a rigidez muscular, sobretudo na zona da cervical, que lhe dificulta bastante o seu bem-estar geral, gerando uma carga de stress adicional. Dificulta-lhe tarefas simples como rodar a cabeça, ver televisão e cria desconforto que, não raras vezes, passam a dores de cabeça e quase imobilidade total. 



E aqui a massagem tem um papel importante e é aqui que aferimos os principais benefícios da massagem em crianças/jovens com deficiência. Com uma massagem terapêutica na zona da cervical conseguimos:

- melhorar a rigidez e promover o movimento da cervical;

- alívio da dor;

- alívio de tensões musculares;

- diminuímos a ansiedade;

- promovemos o equilíbrio energético do corpo;

Também conseguimos benefícios no sistema circulatório e respiratório, melhorias significativas no peristaltismo intestinal, que muitas das vezes são causas de desconforto e que levam a níveis de qualidade de vida muito inferiores aos que seriam normais.

O meu campeão adora a massagem no pescoço, que normalmente é onde terminamos sempre. 

É nesta reta final que percebemos como a massagem traz benefícios significativos em crianças/jovens com deficiência: A libertação da serotonina que é promovida pela massagem.

Olhar para o meu campeão e contemplar a alegria estampada nos olhos de felicidade e de relaxamento, faz-me ganhar o dia. 

Já todos o sabemos, que o uso excessivo de músculos, a preocupação, stress, adormecer numa posição desconfortável, as más posturas, muito comum em crianças/jovens deficientes são alguns dos motivos que podem provocar tensão nos músculos do pescoço. Esta tensão provoca a redução de mobilidade, desconforto e dor. A massagem é fundamental nestes casos, pois o alívio é quase imediato.

Tal como o meu campeão, todas as crianças/jovens com deficiência poderiam ter mais qualidade de vida se optassem por fazer um programa de massagem terapêutica. As tensões musculares, as contraturas, a dificuldades de movimentação, as dores, entre outros sintomas, poderiam ser minimizados e muitas vezes até corrigidos. No entanto, ainda existem demasiados obstáculos que dificultam o acesso deste grupo a tratamentos com massagem terapêutica.

Felizmente eu tenho a sorte de ter o meu campeão como meu paciente e poder ajudá-lo a ganhar qualidade de vida. E eu sei que ele me agradece sempre com aquele sorriso malandro de um campeão da luta pela vida. 

Eu acredito que a massagem é uma intervenção sensorial, que proporciona benefícios psicológicos e fisiológicos, que traz benefícios significativos a todos os que procuram este tratamento e, especial, aos campeões.

Nuno Pacheco




ARTIGO SUGERIDO

Equilíbrio Integrativo & Dinâmico : Ação fitoterápica do Juglans Regia (Nogueira)

Equilíbrio Integrativo & Dinâmico : Ação fitoterápica do Juglans Regia (Nogueira)

Francesca Scanu
Por Francesca Scanu em Julho de 2021
Tema Saúde / Publicado na revista Nº 21
76 visualizações

“Se adormece à sombra de uma nogueira, acorda com garras de Leão” Proverbio ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Murmúrios de um Tempo Anunciado

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
699 visualizações
Murmúrios de um Tempo Anunciado é um romance histórico que atravessa um dos períodos mais intensos do Cristianismo. De Décio a Constantino, das perseguições à instauração do dogma, de ...
Ler mais