Paulo Fernandes

Sistema Imunitário - Conclusão

Por Paulo Fernandes em Maio de 2021

Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 20
262 visualizações

Conforme já abordado no primeiro artigo sobre este assunto o sistema imunitário defende o organismo contra invasores externos: parasitas, fungos, bactérias, vírus, assim como defende contra desenvolvimentos anómalos internos: células tumorais, alem disso o sistema imunitário reage contra as substâncias que tocam na superfície da pele ou nas mucosas respiratórias e dos olhos, substâncias essas que conhecemos como alergénios (produtos que provocam alergias), através dos seus dois mecanismos de ação:

- O sistema inato que responde aos invasores de forma imediata sem necessidade de reconhecimento, e dele fazem parte os fagócitos.

- O sistema imunitário adquirido é composto pelos linfócitos B,T e NK, tem necessidade de aprendizagem para reconhecer as substâncias estranhas para atacar com mais eficiência.

Não posso deixar também de referir o papel preponderante, de outros órgãos e estruturas, no sistema imunitário dos quais são exemplo a medula óssea onde são produzidas as células sanguíneas, todo o trato digestivo onde são absorvidos os nutrientes e estão contidas barreiras que impedem a entrada de produtos infeciosos, o fígado com o seu papel de filtrador e eliminador de substâncias tóxicas e produtor de linfócitos, assim como, os rins com o seu papel excretor de impurezas resultantes do metabolismo.

E quero também aqui desmistificar um dos conceitos muito enraizados na nossa cultura de que o sistema imunitário mata tudo o que de estranho entra no organismo. Tal não corresponde à verdade pois somos constantemente invadidos por elementos estranhos às células humanas e esse material faz parte do mecanismo da vida, se eliminássemos todas bactérias do nosso organismo pura e simplesmente morríamos.

Saliento as bactérias presentes no trato intestinal sem as quais não teríamos o processo digestivo, o processo digestivo em si faz parte do sistema imunitário, e a estas bactérias é dado o nome de microbioma e ajudam na sobrevivência do ser humano.

Razão pela qual nos devemos preocupar quando consumimos antibióticos que por inerência da sua ação destroem os maus patógenos que possam ter invadido o sistema, mas também os micróbios que são o garante da vida humana.

Por isso reforço a recomendação de contenção no uso deste tipo de medicamento, fazendo-o apenas quando estritamente necessário e de acordo com indicação médica.

Após a toma inevitável de um antibiótico é recomendável a toma de um probiótico para restaurar o microbioma, utilizando bactérias amigáveis, para reconstruir a população que foi dizimada.

A título de curiosidade, refira-se que o sistema imunitário de uma criança só se encontra desenvolvido completamente por volta dos 2/3 anos de vida, até essa idade a natureza proporciona essa imunidade à criança via leite materno, que contém anticorpos que a podem proteger até que o seu próprio sistema imunitário comece a funcionar em pleno, "é de primordial importância que nesta fase da vida a mãe tenha o seu sistema imunitário com a máxima força e capacitado para proporcionar à criança as defesas que esta necessita".

Para finalizar este tema, permitam-me sensibilizar-vos para a premente necessidade de reforçar o sistema imunitário, seja através de uma alimentação saudável e diversificada, bons hábitos de vida e/ou ingestão de suplementos adequados quando necessário, pois desta forma será evitada a ocorrência da doença/patologia traduzindo-se em enormes poupanças quer a nível individual quer a nível coletivo no Serviço Nacional de Saúde com tratamentos e exames evitáveis.

Investir no reforço dos Sistema Imunitário é, sem dúvida, um investimento Seguro e Rentável.

Procure sempre um profissional certificado.


ARTIGO SUGERIDO

Humor e resiliência em tempos de COVID – 19

Humor e resiliência em tempos de COVID – 19

Ricardo Fonseca
Por Ricardo Fonseca em Maio de 2020
Tema Desenvolvimento Pessoal
684 visualizações

Por mais que pensemos que somos capazes de enfrentar tudo aquilo que nos surja no caminho, apelando à nossa resiliência, há de fato situações que podem ser assumidos como grandes desafios da ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

O Livro Sagrado de Takumah

Por Carlos Carvalho
119 visualizações

"Todo este trabalho é direcionado à Humanidade do Planeta Terra.

Este livro compõe-se do instante existente nos meus diários ...
Ler mais