Lurdes Pinheiro

RAJA YOGA - Meditação

Por Lurdes Pinheiro em Abril de 2020

Tema Sociedade

A Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris, fundada em 1937, com Sede na Índia, é especialista numa educação baseada em valores. Dentro dessa missão, o ensino da Filosofia e Mediação Raja Yoga, ocupa um papel fundamental na sociedade, no que se refere ao desenvolvimento pessoal.

Existem vários tipos de Meditação e, seja qual for a meditação que alguém pratique, certamente terá sempre algum tipo de benefício.

A palavra meditação vem do latim “medir” que significa sanar, curar. Esta cura, está relacionada com a alma e com o corpo, já que se trata de duas energias que estão interligadas.

A palavra Yoga significa ligação mental. Assim sendo, todos nós seres humanos, somos iogues em essência, já que as nossas mentes estão sempre ligadas a pessoas, objetos, situações, passado, presente, etc.

O que é importante saber desde já, é que nós trocamos energia com o tipo de imagem, objeto, situação ou pessoa com as quais conectamos a nossa mente.

Você e eu, já experimentámos a energia que é emitida por imagens de acontecimentos alegres ou tristes, transmitidos pela televisão, através da rádio ou em qualquer relacionamento.

A positividade faz parte da nossa natureza original. É por essa razão, que todos gostamos de pessoas, situações e memórias positivas.

Só através de pensamentos positivos e virtuosos, podemos praticar qualquer tipo de meditação.

A palavra Raja, cujo significado é ser rei da nossa mente, intelecto e personalidade, tem resultados práticos na soberania interna do ser, ao receber poder da Fonte Suprema Universal.

A meditação Raja Yoga, está relacionada com a interação mental de dois intervenientes fundamentais – a alma e Deus.

Para que a prática da meditação Raja Yoga seja eficaz, é de importância primordial saber sobre o “eu” original, ou seja sobre a alma, espírito ou consciência. Esse é o primeiro passo.

Quem sou eu?

Vamos responder a esta questão que, como sabemos, já tem milénios.

Eu, sou um ponto de energia consciente, eterna e indivisível, localizada no meio do cérebro, entre o hipotálamo e a glândula pituitária, projetando-me entre as sobrancelhas. O passado, o presente e o futuro existem dentro de mim, sob a forma de pensamentos, sentimentos, personalidade, imagens, movimentos e sons.

A consciência, a alma que sou, tem três órgãos subtis no seu mundo interior. São eles, a mente, intelecto e personalidade.

A mente cria pensamentos, desejos e emoções.

O intelecto tem a capacidade de discernir, julgar e decidir.

A personalidade é constituída por memórias, hábitos e talentos.

Através deste conhecimento da anatomia da alma, torna-se mais fácil ligar a mente ao Poder Supremo, Oceano de Sabedoria, Luz, Pureza e Amor.

A Suprema Consciência, também tem a mesma anatomia que a alma tem, só que a Sua mente, intelecto e personalidade são constituídos por pureza e poder absolutos.

Só com a conexão da alma com a Fonte mais elevada de energia (meditação raja yoga), é possível sublimar os nossos traços negativos de personalidade, já que, tal como vimos, absorvemos energia daquilo ou de quem é o nosso foco de yoga (ligação mental).

Também é importante conhecer as classes de pensamentos que ocorrem quando nos preparamos para meditar, e durante a meditação propriamente dita.

Na primeira fase, aparecem normalmente, pensamentos misturados entre úteis, inúteis negativos e positivos.

Só com a concentração podemos tomar consciência da positividade que faz parte de nós.

A Meditação Raja Yoga, é constituída por cinco fases.

A primeira é aquela, em que, dentre a multidão de pensamentos, elegemos ou criamos um pensamento ligado a qualquer virtude. Pode ser o amor, paz, coragem, felicidade, etc.

A segunda etapa, trata da exploração do pensamento virtuoso que elegemos. Exemplo: Sou amoroso porque o meu amor não tem expectativas.

Na terceira fase, existe a concentração absoluta da alma, na energia do pensamento eleito. Nesse caso, há a sensação de ser a energia do amor (exemplo acima citado).

No quarto patamar (como se estivéssemos a subir uma escada), há a experiência da auto realização e realização de Deus. Desta vez, a nossa energia entra em sintonia não apenas com a energia Suprema, mas também com a energia do nosso lar de paz, acima do Universo, também conhecido por Shantidhan (lar de paz) ou Nirvana (terra do Além).

Esse quarto estado de meditação, é também conhecido por Samadi (experiência da luz que somos bem como da luz de Deus, no templo da nossa mente).

O quinto estado de meditação, é chamado de benfeitor do mundo, ou a experiência de ser um instrumento de Deus, para dar benefício a toda a humanidade. Assim, podemos sentir a energia Suprema, a irradiar através de nós, ilimitadamente, sobre todo o Universo.

MEDITAÇÃO

  • Sou um ser de luz metafísica
  • Pura, consciente e poderosa
  • Invoco a minha paz original
  • Sou o criador do bem-estar interior
  • A paz que sinto
  • Existe no coração da alma que sou
  • Repouso a minha mente no Amor Supremo
  • Este Amor não tem expectativas
  • Preenche-me completamente
  • Experimento ser luz, imersa na Luz Divina
  • Neste contacto com a Mãe e o Pai
  • Acordo a consciência da alma
  • Renasço para a consciência eterna
  • Sempre existi
  • Existirei para sempre


Lurdes Pinheiro

Universidade Espiritual

Mundial Brahma Kumaris











Vídeo:

A Determinação é o Óleo da Vida

ARTIGO SUGERIDO

Nós e o Anjo da Paz

Nós e o Anjo da Paz

Andrés Ríos
Por Andrés Ríos em Junho de 2022
Tema Consciência / Publicado na revista Nº 27

Existe uma interligação entre os diferentes planos que conformam a Vida Cósmica e a vida nos planos físicos. Uma interação entre o mundo ardente ...
Ler mais