
O contributo da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento do Alcoolismo !!!
Por Leonel Duarte em Julho de 2012
O problema do Álcool, é um problema à escala Mundial. Inúmeras vidas são destruídas por esta “droga”, no nosso país. De facto, os portugueses são conhecidos pelos seus bons vinhos, cerveja e pela quantidade exagerada que ingerem.
O ato de consumir álcool na sociedade é feito de uma forma leviana, a própria sociedade encoraja e estimula o seu consumo de forma agressiva, desde tenra idade... em todo o tipo de eventos (desportivos, musicais, etc). Se queres ser fixe... tens que beber umas copadas...
São muitos os que a procuram, dado que numa fase inicial provoca um efeito desinibidor, mas todos sabemos (melhor, deveríamos saber) que consumida de uma forma regular e descontrolada pode conduzir a graves problemas de saúde e, em última instância dependência.
Quando a dependência surge a melhor solução é procurar ajuda especializada e acredito que dentro da Medicina Convencional o ideal é procurar apoio junto do Médico de família, a pessoa mais indicada para aconselhar acerca do caminho a seguir.
Dentro das terapias não convencionais, há múltiplos tratamentos que contribuem para superar o alcoolismo. A Medicina Tradicional Chinesa também tem as suas “armas” para combater este problema.
Um dos principais motivos associados ao consumo álcool é a ansiedade. A Medicina Chinesa através da utilização de Qi Gong (Ginástica energética), Acupunctura e Fitoterapia (Plantas Medicinais) ajuda a reduzir os sintomas de privação e abstinência (como por exemplo sudorese, náusea, dores na cabeça e no corpo, entre outros), aliviando a tensão e promovendo um relaxamento e um bem estar geral no paciente. Combinando estas diferentes áreas da Medicina Tradicional Chinesa podemos contribuir para que o problema seja controlado e até mesmo ultrapassado.
Neste momento o leitor deve estar a formular a seguinte questão...
- Será possível tratar o alcoolismo apenas com Medicina Tradicional Chinesa?
A resposta é sim, ainda que a mesma esteja sujeita ao grau de dependência ao alcoolismo.
O tratamento de alcoolismo varia de paciente para paciente, o mais importante é a pessoa reconhecer que tem um problema. E, depois ter a humildade de procurar ajuda... pois muitas vezes o sofrimento de uma pessoa arrasta-se a toda a família ou mesmo o local de trabalho.
É importante não esquecer que o alcoolismo pode levar à morte.
Se tem um problema com o álcool ou tem um familiar nestas situações, um outro bom ponto de partida (depois de consultar o Médico de família) é procurar ajuda ou aconselhamento junto da Associação de Alcoólicos de Portugal (www.aaportugal.org).
Acredito que para cada problema podem existir diferentes soluções.
O paciente segundo as suas crenças deve estar bem informado e depois escolher, dentro das terapias com provas dadas no combate eficaz ao alcoolismo, qual a terapia com a qual se sente melhor ou mesmo combinar diferentes terapias.
Apostar na prevenção é a melhor solução que existe (é infalível). E neste caso a solução é simplesmente não beber.
Fiquem bem, sejam felizes e se tiverem que beber, bebam com moderação.
Leonel Duarte
ARTIGO SUGERIDO
Coaching para Crianças
Saiba como o coaching pode ajudar os seus filhos a viverem mais felizes emocionalmente, com mais auto- estima e sucesso pessoal e ...
Ler mais





