Silvana Correia

Os laços que se quebram

Por Silvana Correia em Julho de 2023

Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 33

“A caverna em que você teme penetrar guarda o tesouro que você procura”, Joseph Campbell. Tomando por base a Astrologia, quando estudamos esta maravilhosa e apaixonante Carta de Deus – os ritmos e os ciclos do cosmos, compreendemos, à luz da nossa consciência, os ciclos de Evolução – do Ser Humano como espécie e da humanidade. Entendemos porque nada, absolutamente nada que o ser humano faça, pode impedir esta ordem, esta Grande Mente em acção. Há um relógio cósmico perfeito, doa a quem doer. Entender um pouco de Astrologia, dá-nos alguma paz, porque o caos aparente em que a humanidade vive no momento, começa a fazer um pouco mais de sentido – há uma ordem no caos.  

Potencialmente, esse caos que nos leva a uma ordem, será ainda mais expressivo. Tomando por base o tema dos nodos lunares, no dia 17 de Julho, o eixo nodal transitou do eixo Touro-Escorpião para o eixo Carneiro-Balança, onde estará a indicar um novo norte até 11 de Janeiro de 2025. Os nodos lunares são indicadores de padrões cármicos, simbolizam um caminho de desenvolvimento para o progresso evolutivo – individual e colectivo. O nodo norte, ou cabeça do dragão, simbolicamente projecta o  indivíduo-humanidade para o futuro, novas experiências neste plano. Representa um ponto de  abertura para novas influências cósmicas – Carneiro. O Nodo Sul, ou cauda do dragão, simbolicamente projecta  o indivíduo-humanidade para o passado –  Balança. Quando há a mudança da posição dos nodos há um novo destino para o indivíduo, para a humanidade.  Representa  uma nova  jornada de crescimento dentro da faixa vibratória – Carneiro - Balança. A transição do norte em Touro encaminhou-nos para experiências  ligadas à matéria, posses, alimentos, ambiente, sistema financeiro, inflação, valores sociais, pobreza, escassez, recessão econômica, gestão de recursos. Com o novo norte em Carneiro o convite é definir um caminho de acção com foco e coragem assentes em valores que  devem sustentar todas as áreas da vida no pessoal e no colectivo.

Estamos a ser convidados, e isto é um eufemismo, a fazer o caminho do Peregrino Solitário – é imperativo e urgente fazê-lo. O novo norte a apontar para o fogo explosivo e dinâmico de Carneiro,  é como uma gota a cair num copo que já está cheio, precipitando o transbordo da água pelos limites do copo – algo visível, concreto. O Fogo de Carneiro é impaciente,  regido por Marte, é a chispa que incendeia tudo, é necessidade constante de  afirmação. A Era de Aquário, no qual a humanidade está ainda a dar os primeiros passos de criança, conduz-nos para uma nova linha de tempo, onde o Eu deve assumir a sua liberdade, identidade, autenticidade, aquilo que efectivamente é. Deve escolher em que tribo escolhe estar no sentido de, com esta, construir novos alicerces para um Novo Mundo. Sendo o eixo Carneiro-Balança o eixo das relações, haverá cada vez mais relações, em diferentes áreas – profissionais, afetivas, familiares, amigos, grupos, a terminarem. Laços que pareciam inquebráveis a quebrarem-se, isolando grupos e pessoas. Onde queremos estar? Que relações queremos alimentar? Onde podemos efetivamente sermos livres? Com que valores conduzimos a nossa vida? Estas e outras  questões estarão nos próximos 18 meses, como bandeiras a neon,  expressas na matéria, na nossa vida concreta.

Aquando a mudança dos nodos lunares, estes formaram, e estão a formar, até ao final do ano de 2023, uma quadratura T com Plutão, ângulo desafiador. A mudança dos nodos teve ínicio aquando a lua nova em Caranguejo,  17 de Julho. É interessante constatar que acedeu o holofote sobre o tema: tráfico de crianças – crianças, família, proteção dos vulneráveis. Um fio de um novelo que vai começar a desenrolar-se sobre o olhar não apenas dos envolvidos, mas daqueles que começam a despertar. Na verdade, desde 18 de janeiro de 2022 até 16 de Julho de 2023 o nodo sul transitou por Escorpião, fazendo emergir para a luz o que está oculto, o que está na sombra, no subterrâneo e que  deve ser iluminado, deste modo, temas como tráfico sexual e corrupção que envolvem figuras de poder e grandes corporações ficaram e ficarão mais expostas. O movimento de Plutão pelos últimos graus de Capricórnio em tensão com o nodo sul, potencia o colapso do que está invisível no sentido de  integrarmos novos programas que devem sustentar a Nova Terra, a Nova Consciência. Em tensão também com o nodo sul em Balança, convida-nos a largar relações, parcerias que nos fazem perder o Eu, o centro, no sentido de passarmos a caminhar para relacionamentos corretos, justos, equilibrados, onde não há a perda do Eu, senso de identidade pessoal, onde não há ausência dos valores basilares na construção do caminho – ética, transparência, empatia, respeito por cada Ser,  respeito pelo que de facto nos dá alimento – Mãe Terra.

Lembrar que Quíron  – o “curador ferido”, o corpo celeste que aponta para a nossa ferida interior, está em trânsito por Carneiro desde Abril 2018, onde sairá em Abril 2027 para ingressar em Touro. Até 2027 Quíron revelará as feridas mais profundas do nosso herói interno,  convidando-o  a desafiar as regras, as normas no sentido de cada vez mais honrar o que pensa, o que sente, os seus desejos – Marte. Em Carneiro expressa a ferida da injustiça, do abandono, da sensação de não pertencer a lado nenhum. Chegou a hora de curar  e se conectar com a vontade do Eu Sou, eu pertenço –  afirmação da existência individual. Ao longo dos próximos meses, o convite para o nosso herói interior,  é avançar estando alinhado com os seus valores, sem se perder com o outro, criando sim, relações equilibradas, justas. 

A nível colectivo,  potencialmente, veremos um aumento de manifestações por parte do colectivo sobre diferentes temas,  porém, estas serão ainda mais bélicas, expressivas e descontroladas. Temas sobre diplomacia, leis, justiça, relações  entre países,  entre povos, estarão mais em cima da mesa. Marte aquando a mudança dos nodos, fazia oposição, ângulo desafiador, com Saturno em trânsito por Peixes. O lado sombra de Marte, poderá incitar, comportamentos violentos e imprevisíveis, dividir pessoas, gerar confusão e intrigas. É a força vital de Marte – a liberdade de acção, a ser obstruída, controlada pela expressão sombra de Saturno – estruturas de poder, limites, normas. Lembrar que Saturno estará até fevereiro de 2026 em trânsito pelas águas profundas, místicas e imprevisíveis de Peixes. O nosso herói interior – Marte, expresso na sombra, pode representar um aumento ainda mais expressivo de suicídios e  patologias do foro psicológico. 

"Só na escuridão você pode ver as estrelas" – Martin Luther King. Os próximos 18 meses, numa visão micro, encaminha-nos para a urgência de sentirmos as estrelas que residem em nós, apesar da escuridão que podemos observar no exterior, e, a partir daí, escolhermos quais os elos, e as relações que escolhemos nutrir no sentido de criar novas estruturas. Em 2024, Plutão estará a transitar pelo Ar de Aquário de Janeiro a Setembro. O Céu que nos movimenta a todos, convida-nos para que entreguemos a vontade do Homem à vontade de Deus, para que o milagre da vida possa ser cumprido. Aquário é o Ar da mais alta frequência, é o Ar para além da mente analítica, é a mente superior. Aquário contempla a reforma da sociedade para o benefício  de todos, visão colectiva, onde a ética, o equilíbrio, a justiça,  fazem parte como sendo algo intrínseco, natural. A mudança dos nodos – nodo norte em Carneiro e nodo Sul em Balança,  é mais um forte impulso no processo do resgate  da nossa identidade, da nossa coragem, no sentido de caminharmos para a vontade do Nosso Deus Interior, para a consciência de Aquário. Como afirma Nelson Mandela:  “Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, liberta os outros. ”

Silvana Correia


ARTIGO SUGERIDO

Recordações ou Frustrações?

Recordações ou Frustrações?

O teu ano terminou com sucessos ou com lamentos daquilo que deveria ter acontecido e não aconteceu?

Chegamos a esta altura do ano e ouvimos a maioria das pessoas a falar sobre promessas ...
Ler mais