Elisa Soares

Energia feminina e masculina

Por Elisa Soares em Dezembro de 2022

Tema Consciência / Publicado na revista Nº 30

Muito se fala da importância do equilíbrio da energia feminina com a masculina. Vivemos, numa sociedade em que o feminino está em falta e o masculino impera.

A energia feminina é de doçura, criação, fé, de amor e está a ser pedida para ser vista, nesta fase planetária. Pouco a pouco, começa-se a reconhecer a sua importância, e cada vez mais, homens e mulheres estão a trabalhá-la.

A energia masculina é de ação, de proteção, mais impulsiva, de controlo. O equilíbrio entre essas energias, também chamadas de yin e yang é de um sinergismo incrível. Eu falo de um magnetismo abundante pronto para a ação. 

Em relação às mulheres rotula-se que ela vibre na energia feminina (equilibrada com a masculina), estar agravada no feminino (anulando a energia masculina) ou apresentar-se mais na energia masculina (feminino enfraquecido ou distorcido). Na minha opinião, não há certo nem errado, apenas cada um está na experiência que necessita para a sua evolução. 

No filme “O Perfume – História de um Assassino”, é possível observar o poder do feminino, quando o cheiro de 13 mulheres é unido num perfume. As pessoas ficavam hipnotizadas naquele amor, encantamento e transcendência, característica do feminino poderoso. O mundo seria bem mais amoroso e harmonioso, se vibrasse com mais energia feminina.

O patriarcado pouco reconhece e ainda anula esse poder da energia feminina, nas mulheres e nos homens. Privilegia-se os comportamentos das mulheres na sua energia yang (masculina), e nos homens, que estes nem podem chorar ou até demonstrar a sua vulnerabilidade. 

A mulher que está mais conectada à energia masculina, costuma agir como se fosse sempre forte, aquela que carrega com tudo, a que assume o controlo e não permite que cuidem dela. Muitas fingem ser bem resolvidas, escondem as suas emoções, mas por dentro existe um cansaço extremo e uma solidão profunda. Muitas destas mulheres sofrem endometriose, poliquistos, TPM e até dificuldades em engravidar.

Durante parte da nossa história, o feminino foi agredido, rebaixado, humilhado, violado. Estas memórias criadas estão enraizadas no inconsciente do coletivo. Muitas vezes, as mulheres ainda reprimem a sua expressão e o sentir para se protegerem. Aí começam vários problemas ao nível do laríngeo e do útero.

O prazer pela vida está muito conectado ao feminino, bem como o relaxamento, criação e a gestação. É a energia feminina que nutre e preenche o coração. 

Mulheres e homens, vocês estão seguros em si. Honrem as vossas características, a vossa energia e vivam a vossa verdade.

Para quem não sabe como começar a trabalhar o feminino e o masculino, aconselho a fazerem sessões de innerdance, que são meditações imersivas, em que é possível, igualmente, libertar vários traumas e padrões, recuperar o poder pessoal, reconectar com o verdadeiro EU e despertar a energia Kundalini.

Elisa Soares




Vídeo:


ARTIGO SUGERIDO

Regulamentação da prática de Reiki

Regulamentação da prática de Reiki

João Magalhães
Por João Magalhães em Maio de 2020
Tema Espiritualidade / Publicado na revista Nº 15

A prática de Reiki assenta em cinco princípios fundamentais. São eles que constituem a filosofia de vida e a ética intrínseca de cada praticante. Sendo o Reiki uma filosofia de vida e a ...
Ler mais