Paulo Fernandes

Sistema Imunitário

Por Paulo Fernandes em Fevereiro de 2021

Tema Saúde Natural / Publicado na revista Nº 19

Nos últimos tempos, muito se tem falado em todos os quadrantes da sociedade de confinamento, afastamento, proteção, máscaras, vacinação, …ADN, ARN.

Sim, palavras muito poderosas e identificativas do tempo presente devido a pandemia que nos tem assolado, mas são palavras que surgiram após … depois da situação estar estabelecida, depois dos números terem disparado e os infetados e óbitos atingirem valores impensáveis.

Mas durante este mesmo tempo não se tem ouvido falar daquilo que é mais básico na vida humana – PREVENÇÃO, REFORÇO e MELHORIA de algo que o ser humano tem vindo a ser preparado e melhorado há pelo menos 400 milhões de anos, o sistema IMUNITÁRIO.

E ter o sistema imunitário nos níveis adequados é algo que vem sendo estudado e analisado pela ciência, desde que se estuda a ciência, nomeadamente ao que à saúde humana diz respeito.

Ter um sistema imunitário adequado não vai impedir que os vírus, as bactérias, os fungos os parasitas, a poluição, os metais pesados, as toxinas tentem invadir o corpo humano, mas vai fazer com que o corpo humano reaja ativando as defesas necessárias para controlar a invasão ou agressão a que esta a ser sujeito, minimizando ou anulando as consequências de uma agressão sem qualquer preparação ou proteção.

O sistema Imunitário está preparado para distinguir o que é próprio do corpo humano daquilo que não é próprio. No fundo o sistema Imunitário é o exército de defesa do corpo humano.

E as suas linhas de defesa são:

Barreiras físicas: A pele que cobre todo o corpo, córnea nos olhos, membranas que revestem os aparelhos respiratório, gastrointestinal e geniturinário, algumas destas barreiras também têm funções imunitárias ativas via secreções que contêm substâncias inibidoras de microrganismos, são exemplo disso o suor, as lágrimas, o muco presente no trato respiratório e intestinal, as secreções libertadas pelo trato geniturinário

Resposta imunitária, neste caso existem duas:

Inata: esta é a resposta natural não necessita exposição anterior ao invasor, é uma memória que tem vindo a ser desenvolvida ao longo do tempo e tem uma resposta imediata perante um invasor, e esta resposta é dada através de células fagocitarias que pura e simplesmente devoram os invasores, células natural Killer que destroem células infetadas por vírus e células tumorais e os leucócitos pliimorfonucleares que libertam mediadores inflamatórios.

Adquirida:  estas respostas têm necessidade de exposição anterior ao invasor é uma resposta que leva tempo a ser desenvolvida, no entanto quando desenvolvida e agregada à biblioteca, é a que reage de imediato se o organismo for agredido. É composta pelas células T e células B que agem em conjunto segregando anticorpos específicos.

Em circunstâncias normais o sistema Imunitário responde aos corpos estranhos produzindo anticorpos que destroem os organismos invasores e neutralizam os seus produtos tóxicos.

Age ainda como vigilante das células do organismo por forma a assegurar que estas são e/ou se desenvolvam de forma normal, não se alterem e produzam tumores.

Como podemos reforçar e melhorar o Sistema Imunitário?

Um sistema imunitário forte previne o aparecimento de doenças e alergias, ajuda a combater infeções e infestações e assegura a recuperação das doenças de uma forma rápida e eficaz.

Que elementos nutricionais e ações diárias ajudam a mantê-lo forte e a funcionar em plenitude: é fundamental manter um estilo de vida que privilegie a higiene, prática de exercício fisico, alimentação variada, controlo emocional, reforço suplementar, atividades que promovam o bem-estar.

Mas na prática o que é que devo fazer no meu dia a dia:



Fatores que promovem o enfraquecimento do sistema Imunitário

Estamos
em permanente contacto com microorganismos que têm o potencial de
produzir e transmitir doenças, mas não só, os estilos de vida atuais
stressantes, sedentários com má nutrição e excesso de propostas
medicamentosas, deixam-nos mais expostos a fatores prejudiciais ao nosso
sistema Imunitário

É fundamental alterar hábitos e manter um sistema imunitário reforçado!

Para potenciar o seu sistema imunitario procure sempre o conselho de um profissional de saúde certificado.

Paulo Fernandes – Naturopata

Cédula profissional – C-002679




ARTIGO SUGERIDO

Leitura da Aura... Fecha os olhos e Vê.

Leitura da Aura... Fecha os olhos e Vê.

Maria José Jacinto
Por Maria José Jacinto em Março de 2020
Tema Espiritualidade

“Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos” disse a raposa ao principezinho.

Quando me perguntam o que é ...
Ler mais