Nuno Pacheco

Melancia, o seu fruto de verão

Por Nuno Pacheco em Agosto 2020

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 16

De cor verde e vermelha a melancia bem que poderia ser a fruta de eleição do verão de Portugal. 

O seu potencial para a saúde das pessoas é enorme: desde o coração, antioxidante, ajuda os rins, diurética, hidratante, nas doenças inflamatórias, cuida da pele, dos olhos, excelente fonte de fibras que ajudam na digestão e no funcionamento dos intestinos, o potencial da melancia é bastante significativo para que não seja consumida, nomeadamente, agora no verão.

As suas características ou propriedades estão mais que indicadas para ajudar a combater muitos dos problemas que surgem na época de verão. Mas a melancia é muito mais do que uma boa aliada das dietas. Os seus  bons níveis de fibra tornam a melancia um  dos alimentos que mais beneficia a digestão e um dos que mais promove a boa saúde do coração.

Quando precisar de tratar patologias de calor, de vazio de Yin e de plenitude de calor, tem na melancia uma aliada de primeira categoria. De natureza fria e de sabor doce, ela actua nos meridianos do coração, estômago e bexiga. 

Sem querer fazer um tratado sobre a melancia, não é esse o objetivo, vou enumerar algumas das características que acredito que fazem da melancia um alimento a ser consumido, com conta, peso e medida, neste verão.

1 HIDRATA

Com uma composição de mais de 90% de água, a melancia é uma excelente forma de se hidratar nos dias quentes de verão e se o seu consumo de água for deficiente. Em sumo ou em pequenos pedaços, a melancia é uma ótima alternativa para manter e restaurar a hidratação.

2 RICA EM NUTRIENTES

Com uma quantidade reduzida de calorias _ cerca de 32 calorias por cada 100gr _ o que a torna excelente em épocas de possível aumento de peso, a melancia possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Excelente fonte de vitamina C (21% da IDR), Vitamina A (18% da IDR), Potássio (5%), magnésio (4%). È rica em carotenoides, em Licopeno, excelentes antioxidantes, protegendo o nosso organismo e células dos efeitos provocados pelos radicais livres.

3 EXCELENTE DIURÉTICO NATURAL

É um excelente diurético natural, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do corpo, logo poderá ter um papel interessante na perda de peso ou na manutenção de um peso equilibrado. Auxiliar importante dos rins, na eliminação de toxinas através da urina.

4. AJUDA NA SAÚDE DO CORAÇÃO

Rica fonte de licopeno, a melancia tem potencial nas doenças cardiovasculares, ajuda na redução da tensão arterial, a diminuir o colesterol e ajuda a reduzir a rigidez das paredes dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação e prevenindo situações como a arteriosclerose.

5 DIMINUI A INFLAMAÇÃO E O STRESS OXIDATIVO

Sendo a inflamação uma das principais causas de variadas doenças crónicas, o seu potencial antioxidativo, devido à presença da Colina, torna a melancia uma fruta que nos ajuda na redução da inflamação e dos danos do processo oxidativo.

6 AJUDA A ALIVIAR DOR MUSCULAR

Com a presença de um aminoácido- a Citrulina – a melancia tem excelentes resultados na redução da dor muscular e vários estudos apontam no sentido de que o seu sumo natural tem maior potencial na absorção deste aminoácido pelo nosso organismo, potenciando a recuperação muscular em atletas de alto rendimento.

7 PARA A PELE E PARA O CABELO

Com quantidades significativas de Vitamina C e vitamina A, a melancia ganha importância na saúde da pele e dos cabelos. A Vitamina C ajuda o organismo a produzir colagénio, importante para a flexibilidade da pele e a Vitamina A ajuda na reparação das células da pele. 

Com o verão a começar a dar ar da sua graça, a melancia é, com toda a certeza, uma excelente opção a ser consumida. Com a quantidade de vitamina C contida na melancia, ajudamos a fortalecer o sistema imunitário (de quem muito se tem falado nestes tempos de pandemia); sendo uma excelente fonte de betacaroteno, a sua contribuição para a saúde dos olhos e da pele é importante; o potássio vai estimular a limpeza dos rins, pois aumenta a diurese; o licopeno presente na melancia vai fortalecer os ossos e reduzir a dor, juntamente com o betacaroteno vai proteger a pele dos efeitos nocivos do sol; excelente fonte de hidratação, tão importante nestes dias de calor que se avizinham.

A melancia tem muitos dos ingredientes necessários para que este verão a sua saúde saia reforçada. Em pedaços, em sumos, em saladas, batidos pode consumir a melancia das mais variadas formas, haja imaginação. 

Contudo, não podemos exagerar no seu consumo, pois pode trazer alguns inconvenientes: excesso de potássio no organismo – hipercalemia – pode trazer batimentos cardíacos irregulares e até mesmo perda de controlo dos músculos; excesso de consumo de licopeno pode causar náusea, diarreia, indigestão e ainda inchaço abdominal; pessoas que sejam alérgicas ao pepino, podem ser também com a melancia; por ser rica em açúcar, deverá ser consumida com moderação pelos diabéticos;

Uma última dica é a de ingerir a melancia com as sementes, que são ricas em proteína e em fotonutrientes que mantêm o corpo saudável. 

Para o bem da saúde em Portugal, consuma melancia, se possível, nacional.

Nuno Pacheco


ARTIGO SUGERIDO

Ressonância Psicoterapêutica

Ressonância Psicoterapêutica

Marlene Valente
Por Marlene Valente em Julho de 2020
Tema Saúde

Ressonância Psicoterapêutica, também conhecida por RPP é uma técnica inovadora e recente em Portugal. Foi criada pelo Psicanalista Brasileiro ...
Ler mais