Paulo Fernandes

Naturopatia, Estilo de Vida

Por Paulo Fernandes em Agosto 2020

Tema Saúde Natural / Publicado na revista Nº 16

Naturopatia - Génese e História

Considera-se que a Naturopatia é uma Ciência Holística que observa o corpo humano como um todo, tendo por base o princípio Bio, “para a vida”, e enfatiza a capacidade do corpo para se curar e manter, e perante a doença estimula os seus mecanismos, ajudando-o a eliminar as sobrecargas tóxicas, com o recurso a métodos 100% naturais, seguros e com o mínimo de efeitos indesejáveis

Este tipo de prática, aborda o paciente como um ser único e os tratamentos são específicos para cada pessoa.

A génese da Naturopatia remonta a 400 anos a.C. e baseia-se nos fundamentos de Hipócrates, considerado o pai da Medicina.

Mais tarde, por volta de 1897, teve como percursor o alemão Sebastien Kneipp que é apontado como pioneiro da Naturopatia

Por sua vez, foi o terapeuta alemão Benedict Lust, (1869-1945), que afirma ter sido curado por Sebastien Kneipp, o responsável pela difusão da Naturopatia no mundo ocidental, por volta do ano 1892.

O termo Naturopatia surgiu apenas no século XX para a distinguir da medicina convencional da qual difere pela forma como aborda a doença e a saúde.

O saber Naturopático moderno é composto por um conjunto de disciplinas da área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida, bem como,  o equilíbrio do ser humano no meio em que vive. Isso deve-se ao fato de que atualmente, os processos de saúde são considerados como desencadeantes do bem estar e da qualidade de vida e estão intimamente relacionados aos níveis psíquicos, emocionais, físicos e sociais.

Naturopatia - Caraterísticas

A naturopatia carateriza-se por uma abordagem holística considerando a saúde global - corpo e mente, centrada no indivíduo, com foco na terapêutica interna / externa. Menos intrusiva baseia-se em agentes naturais, ausência de efeitos colaterais, diagnóstico especializado (Iridologia, pulso, língua, etc.).

Atua essencialmente nas causas dos desequilíbrios orgânicos.  O doente necessita de saber e perceber o que o fez adoecer, é preciso compreender que o homem é um ser integral. Para ter saúde é necessário considerar a sua alimentação, o seu habitat, as suas emoções, como está a sua realização profissional, amorosa, o seu relacionamento com a natureza, com as pessoas e com Deus, pois sem fé, o homem não caminha, arrasta-se.

Com o apoio, o incentivo e os inúmeros estudos científicos realizados pela O.M.S. - "Organização Mundial de Saúde" a moderna Naturopatia, fundamentada em bases clínicas, bioquímicas e farmacológicas é oficialmente reconhecida em quase todo o mundo.

No combate e na prevenção de diversas enfermidades, a naturopatia tem demonstrado resultados terapêuticos enormemente efetivos e promissores.


Naturopatia - Vantagens e benefícios

- Medicina integrativa tratando o individuo como um todo em todas as suas vertentes: física, mental e emocional

- Não intrusiva

- Baseia-se na Fitoterapia: fórmulas 100% naturais e suplementos alimentares, sem os efeitos secundários ou tóxicos dos medicamentos químicos.

- É ainda complementada com uma diversidade de terapias que devidamente conjugadas permitem atuar profundamente na promoção da saúde do individuo

- Atua essencialmente ao nível dos sistemas internos promovendo e potenciando o equilíbrio do sistema imunitário e metabolismo do nosso organismo

- Como se traduz numa forma de vida e de estar os seus efeitos são duradouros.

A Naturopatia é segura?

A naturopatia é segura e eficaz, no entanto deve procurar um naturopata certificado. Um clínico bem formado sabe o que aplicar e o que evitar, consoante a pessoa que está à sua frente. A Naturopatia praticada com profissionalismo, sentido ético e deontológico é boa para todas as pessoas, desde crianças a pessoas idosas.

Consulta de naturopatia

O que esperar numa consulta?

O objetivo da Naturopatia é promover uma mente sã e um corpo são, prevenir e tratar as doenças, em vez de tratar os sintomas.

Assim, a Naturopatia procura a causa do problema, pelo que é necessário ao naturopata questionar a pessoa sobre os mais variados aspetos da sua vida: atual estado de saúde, qual a sua profissão e ritmo de trabalho, dieta (tanto o que come, como o que bebe), funcionamento intestinal, qualidade do sono, se tem uma rotina de exercício físico, como ocupa os tempos livres, como vive as diferentes relações com amigos próximos e de trabalho, familiares.

Isto permitir-lhe-á traçar o historial do paciente e assim diagnosticar os potenciais causadores de perturbação e desequilíbrio, permitindo-o agir na raiz do problema.

O Diagnóstico Naturopático.

Através do diagnóstico, o naturopata vai descobrir de que modo está a funcionar a força vital do indivíduo, bem como, detetar tendências para desequilíbrios. Aplicam-se avaliações médicas normais, como a avaliação da pulsação, medição da pressão arterial, analítica (leitura e interpretação de analises, ou relatórios de meios complementares de diagnostico), anamnese. Outra técnica de diagnóstico que é considerada fundamental é a Iridologia, sendo esta uma técnica de diagnóstico efetuada através da observação atenta da íris, ainda técnicas de observação da língua e do pulso, fala, observação das unhas, ouvidos, para além de outros recursos.

O tratamento

Força vital – o nosso organismo possui uma força vital curativa capaz de enfrentar e de recuperar de várias afeções, ou seja, autoequilibra-se, esta capacidade denomina-se homeostasia. A Naturopatia define a saúde como um estado físico, mental e emocionalmente harmonioso e não a simples ausência de dor e/ou de doença.


A trilogia da Naturopatia

Tríade da saúde envolve:

- a saúde estrutural (uma má postura e um sistema músculo-esquelético debilitado pode prejudicar o sistema nervoso e alguns órgãos internos);

- saúde bioquímica (os alimentos e líquidos que ingerimos podem afetar a nossa saúde positiva ou negativamente);

- saúde emocional (o stress, a ansiedade, os nervos e todas as outras emoções que vivemos diariamente afetam diretamente o nosso organismo).

Podemos dizer de uma forma simplista que os Sintomas da Doença, constituem os sinais e a prova de que o processo curativo natural do corpo está em ação, são sinais da atuação da Força Vital. Padecer de uma doença aguda como o sarampo ou uma constipação é normal num corpo saudável, doenças infantis como estas ou outras como a papeira e a varicela são necessárias para o desenvolvimento de um sistema imunitário forte no adulto.

As abordagens são muito diversificadas e flexíveis, e dada a característica transdisciplinar da Naturopatia, é pela conjugação destas disciplinas que se obtêm as sinergias necessárias ao aumento das suas potencialidades. Enquanto resultado da consulta de Naturopatia, o tratamento prescrito será feito tendo em conta tudo aquilo que o paciente mencionou e não apenas baseado nos sintomas. O tratamento prescrito terá sempre como principal objetivo estimular as defesas naturais da pessoa.

De entre as diversas disciplinas, técnicas e terapias que um naturopata pode aconselhar incluem-se: Acupunctura; Aromaterapia; Biofeedback; Dieta do grupo sanguíneo; Fisioterapia; Hidroterapia; Hipnoterapia; Homeopatia; Massagem; Meditação; Musicoterapia; Oligoterapia; Ozonoterapia; Ortomolecular; Osteopatia; Psicoterapia; Reflexologia; Suplementos alimentares; Técnicas de respiração; Terapia Ayurveda; Terapia floral, Coaching e Programação Neuro Linguística.

Demonstrando ser uma medicina integrativa, pois tem o foco no individuo.

Coadjuvantes muito importantes da Naturopatia são também:

A Nutrição: eliminando toxinas e motivando os processos metabólicos, pelo que qualquer naturopata tem que ter forçosamente uma boa formação em nutrição e terapia nutricional para poder exercer de forma segura e competente.

Fitoterapia: é outra das áreas que é considerada absolutamente vital no exercício da Naturopatia e à qual é dada uma ênfase muito especial; o naturopata deve dominar a utilização e a prescrição de plantas medicinais, sós ou compostas, para resolver as patologias apresentadas pelo paciente.

Naturopatia = estilo de vida

Deve ser encarada como uma forma natural de estar e de viver a vida, a adoção de novos hábitos, que incluem um estilo de vida moderado (diminuição dos níveis de stress e ansiedade, cultivar uma atitude positiva), uma dieta equilibrada, descobrir a importância da respiração (Meditação), a prática regular de exercício físico, tempo para atividades recreativas e de lazer (de preferência ao ar livre!).

Prevenção

A prevenção da doença e o alcance da saúde em plenitude nos pacientes são os objetivos principais da medicina naturopática.

Na prática, esses objetivos são atingidos através da educação e da promoção de modos de vida saudáveis. A medicina naturopática afirma que ninguém pode ser saudável num ambiente não saudável.

Resumindo e simplificando, um Naturopata bem formado tem conhecimentos de múltiplas abordagens terapêuticas e da melhor forma de as poder conjugar e aplicar de forma holística, no sentido de potenciar o processo de cura do indivíduo. Isto significa também, que o tratamento identificado para um determinado estado de saúde de um indivíduo, possa ser completamente diferente daquele a aplicar a outro indivíduo que apresenta um painel de sintomas idênticos. Cada tratamento deverá ser individualizado, de acordo com o indivíduo (ser integral) e não de acordo só com os sintomas que apresenta. Todos os ingredientes que qualquer médico, técnico de saúde ou indivíduo instruído, identificaria como essenciais para uma vida saudável são também o alicerce da medicina naturopática.

"Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos." Friedrich Schiller

EXEMPLO DE CASO CLÍNICO TRATADO PELA NATUROPATIA:

Diagnóstico: Gastrite crónica provocada por H Pylori, confirmado por exames clínicos (teste específico, endoscopia gástrica)

Tratamento:

- Alteração dos hábitos alimentares

- Controlo emocional associado à prática de algum exercício físico

- Fitoterapia:

- Probióticos / prébióticos

- Ozonoterapia

- Formulas regeneradoras do epitélio

Resultado:

- Redução do mal-estar em 1 semana

- Eliminação da bactéria em 3 – 4 semanas

- Regeneração total em cerca de 2 meses

Paciente continua a manter os cuidados devidos e mantém-se saudável

Paulo Fernandes

Cédula profissional C-002679



ARTIGO SUGERIDO

Uma vida exemplar: O LEGADO DE HIPÁTIA

Uma vida exemplar: O LEGADO DE HIPÁTIA

Daniel Faria
Por Daniel Faria em Março de 2022
Tema Espiritualidade / Publicado na revista Nº 25

8 de março de 415. Alexandria, Egito, então território do Império Romano do Oriente. Naquele dia, os seus habitantes testemunharam um acontecimento chocante. Um grupo de homens abordaram ...
Ler mais